top of page
Buscar
  • Foto do escritorAleide Amaral

Transtorno de ansiedade generalizada

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um transtorno psicológico onde há preocupação excessiva diariamente por, pelo menos, 6 meses. Essa preocupação excessiva pode levar a outros sintomas, como agitação, medo e tensão muscular.

O TAG pode predispor a pessoa a apresentar outros transtornos psicológicos, principalmente a depressão. Isso porque a pessoa passa a pensar nos cenários futuros possíveis, se preocupando com questões menores, apresentam dificuldade de deixar de ficar preocupado, e uma preocupação leva à outras maiores.

O tratamento do transtorno de ansiedade generalizada tem como objetivo interromper o ciclo de preocupações e deve ser orientado por um psicólogo ou psiquiatra, podendo ser recomendado o uso de medicamentos ou técnicas de relaxamento, dependendo do grau do transtorno. Saiba como o tratamento natural para ansiedade pode ajudar.

Os sintomas incluem preocupação excessiva na maior parte do tempo, durante 6 meses, no mínimo, e outros sintomas físicos como dor muscular, visão dupla, alterações cardíacas, aumento da frequência respiratória, suor excessivo, boca seca, cansaço, dificuldade de concentração, insônia e sensibilidade extrema.

A presença desses sintomas faz com que as pessoas que sofrem com esse transtorno busquem mais a ajuda médica para solucionar esses sintomas do que ajuda psicológica, que é a forma de tratamento mais eficaz para alcançar a cura.

Saiba se pode ter TAG assinalando seus sintomas:

O diagnóstico do transtorno de ansiedade generalizada é feito por um psicólogo ou psiquiatra através dos sinais demonstrados pela pessoa e, por meio da análise, é estabelecido o tratamento.

O tratamento do TAG é estabelecido pelo psiquiatra ou pelo psicólogo e tem como objetivo interromper o ciclo de preocupações que é presente na vida da pessoa.

O modelo comportamental baseado na aceitação é uma ótima forma de tratamento que pode ser implementado pelo psicólogo e caso os sintomas demonstrados pelo paciente sejam pontuais, podem ser recomendadas sessões de terapia e atividades que promovam o relaxamento, como meditação, yôga, mindfulness e a prática de atividades físicas.


No entanto, quando os sintomas são mais frequentes e passam a atrapalhar o dia-a-dia e a interferir na qualidade de vida, pode ser necessário a toma de remédios ansiolíticos ou antidepressivos, que devem ser utilizados de acordo com a orientação médica. Além disso, é muito importante que a pessoa continue a frequentar as sessões de terapia mesmo que se sinta melhor após começar a tomar o medicamento.

Saiba como pode ser feito o tratamento para a ansiedade.

Ansiedade generalizada tem cura?

O transtorno da ansiedade generalizada tem cura e, por isso, é importante que a pessoa busque ajuda psicológica assim que perceber que está preocupado demais com coisas pequenas, por exemplo. A terapia é muito importante nesses casos, já que permite que a pessoa compartilhe seus problemas com o terapeuta e aprende a dar menos valor a pequenas coisas.

O TAG possui várias causas, sendo muito influenciado pelo estilo de vida. Pessoas que possuem vida muito agitada, que estão sob estresse contínuo ou que tendem a prestar muita atenção nos mínimos detalhes são mais propensas a desenvolver o transtorno. Além disso, algumas condições genéticas podem aumentar a chance da pessoa desenvolver esse distúrbio psicológico.

O transtorno da ansiedade generalizada pode se manifestar em diversas idades, devendo ser acompanhado por um psicólogo ou psiquiatra assim que surgirem os primeiros sintomas para que o transtorno não tenha tanta influência na qualidade de vida da pessoa.

Veja sobre os sintomas da ansiedade através do seguinte vídeo:


bibliografia

https://www.tuasaude.com/ansiedade-generalizada/

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page